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Formação para motoristas de distribuição de gás

SAIBA MAIS AQUI..... Rubis Gás promove formação para os condutores de distribuição em viaturas LCV (light comercial vehicles)


Formação para motoristas de distribuição da Rubis Gás

Tem decorrido desde 2019, por todo o país continental e ilhas, um programa de ações de formação organizadas pela Academia Rubis Gás, destinadas aos motoristas de distribuição de gás embalado.  As ações com uma duração de meio dia, abrangeram já mais de 200 condutores e colaboradores da Rubis e das empresas distribuidoras autorizadas, sendo parte integrante do sistema de qualidade que rege esta companhia. 

A formação dos motoristas de viaturas LCV (light commercial vehicles)

Os condutores de viaturas comerciais possuem especificidades técnicas e contextuais que exigem uma formação adaptada à sua atividade e às suas necessidades profissionais.   O motorista de viaturas de entrega de gás efetua esta tarefa muitas vezes sem ajudante, ficando com as tarefas de condutor, navegador, estivador, carregador e até de cobrador, funções que exigem uma gestão multifuncional que ultrapassa a mera tarefa de conduzir a viatura.  Algumas destas viaturas de entrega de gás ao domicilio ultrapassam os 3500 kg, sendo já consideradas viaturas pesadas de mercadorias.

A atividade de entrega de gás ao domicílio envolve a condução em zonas rurais e urbanas, muitas vezes com trânsito intenso, acessos difíceis e ruas estreitas, em locais com dificuldade de paragem e estacionamento, o qual por vezes ocorre no meio da via, sobre passeios, em 2ª fila ou na berma.  Os acessos a residências afastadas da rua ou sem elevador dificultam o transporte das garrafas ou botijas, podendo ser fonte de quedas, entalões, luxações e de lesões musculoesqueléticas, razões que obrigam a uma formação extraordinária que vai muito apar além da condução.   

A viatura vulgarmente utilizada neste tipo de atividade, está enquadrada como LCV, viatura comercial ligeira de carga, com cabina de 2 ou 3 lugares e caixa aberta.  Este tipo de viatura, com uma caixa elevada, por motivos de equilíbrio na distribuição da carga, transporta as garrafas de gás mais altas e pesadas junto da cabina, criando maior dificuldade ou mesmo completa invisibilidade na retrovisão através do espelho interior. A carga constituida por garrafas de gás com peso que varia entre os 25 e 80 kgs (cheias), peso que resulta da embalagem em metal e do seu conteúdo,  gás butano ou propano em estado líquido, é uma carga instável por natureza, obrigando o condutor a uma condução mais equilibrada em termos de acelerações sobretudo nas curvas e mudanças de direção.  Por outro lado, a altura da viatura e a largura da sua caixa de carga - mais larga do que a cabina - aliada com frequência a retrovisores exteriores mal dimensionados e mal regulados e à utilização deste local para a colocação de extintores, resultam na diminuição da capacidade de visão para a retaguarda e de aumento do risco nas manobras de marcha atrás e estacionamento.  

Os cursos da CR&M incluem uma gama de temas que passa pela revisão de algumas regras de trânsito e de boas práticas, mas sobretudo sobre medidas ativas de redução do risco e da melhoria do desempenho.  De acordo com a estratégia formativa da CR&M, a eficiência da condução resulta do contexto rodoviário e empresarial, das competências do condutor e da sua motivação (E=M.C2).  É pois, através do conhecimento e da aplicação de técnicas operacionais, táticas e estratégicas seguras e eficientes, aliadas a uma atitude cívica e tolerante que resulta a Qualidade na condução.  

AM - set/25