SEGURANÇA DA CIRCULAÇÃO EM MEIO URBANO A PROTEÇÃO DOS PEÕES
ENQUADRAMENTO
Nos últimos cinco anos, aproximadamente 38% das vítimas mortais em acidentes rodoviários da União Europeia foi registada em zonas urbanas (2012 a 2016). Cerca de 1500 pessoas morrem anualmente só nas capitais dos 27 Estados Membros.
Com o presente seminário pretende contribuir-se para uma maior sensibilização e um melhor conhecimento do problema da segurança da circulação dos peões, através da caracterização da sua dimensão social e da respetiva evolução recente, no contexto urbano nacional e internacional. Efetua-se a divulgação do programa nacional de combate aos atropelamentos e de exemplos de boas práticas aplicadas em zonas urbanas no passado recente. Neste âmbito são apresentados documentos de apoio técnico a intervenções para proteção de peões e ciclistas e resultados de estudos suscetíveis de apoiar o desenvolvimento e aplicação de intervenções inovadoras tendentes à melhoria dos níveis de segurança destes utentes, respondendo a uma das metas do objetivo de cidades e comunidades sustentáveis da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
DESTINATÁRIOS
Este Seminário interessa aos diversos intervenientes no espaço urbano – da fase de planeamento à de gestão – designadamente a autarcas e outras entidades, públicas e privadas, a decisores e técnicos da área dos transportes urbanos, usos do solo e gestão de tráfego, a fornecedores de equipamentos urbanos; assim como a empresas de projeto e de consultoria, empresas de construção, e ainda a outras entidades com atividade nas áreas do conhecimento e da inovação, nomeadamente universidades e centros de investigação.
INFORMAÇÕES
Correspondência e pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos a:
CRP | Centro Rodoviário Português Praça de Alvalade, nº 6 – 2º Frt. – Sala 3
1700-036 LISBOA
tel.: 21 781 60 00 | fax: 21 781 60 09
crp.geral@crp.pt
asdasd |
Clique para ver