Então faça regularmente uma inspeção de rotina ao seu carro. Veja aqui como em apenas 5 minutos consegue avaliar as condições de segurança da viatura.
Para que serve uma inspeção de segurança?
Fazer uma inspeção de segurança ao seu carro antes de viajar é muito importante para garantir a sua segurança e a dos seus passageiros. Para além de evitar problemas mecânicos que podem comprometer a viagem, uma inspeção preventiva pode identificar e corrigir problemas antes que se agravem ou se tornem perigosos.
Em apenas 5 minutos consegue avaliar as condições de segurança da viatura.
Veja de seguida, os pontos críticos e as condições de segurança que deve verificar periodicamente e sempre antes de uma viagem prolongada, neste caso uns dias antes da partida. Não necessita de nenhum equipamento especial, nem de ferramentas, mas talvez apenas um par de luvas para não sujar as mãos ou de um pano para as limpar no fiinal.
De preferência, efetue esta inspeção num local iluminado e com um ponto de água. O local ideal será numa estação de serviço junto ao ponto de abastecimento de ar e água.
Como proceder?
1 - Com a viatura parada e, de preferência com o motor frio, entre no carro. Abra o porta luvas e veja se tem os documentos obrigatórios, o colete retrorrefletor e uma participação amigável e contactos de emergência. Ligue a chave sem dar à ignição. Verifique se todos os indicadores e testemunhos do painel se acendem. Ligue as luzes nos médios, os sinalizadores de emergência (4 piscas) e, se o veículo permitir, engrene a marcha atrás. Ante de sair do carro experimente o lava vidros da frente e de trás.
2 - Saia do veículo e dirija-se para a parte da frente, e aproveite para verificar na frente esquerda se existem danos exteriores na chapa ou nos vidros e retrovisores exteriores. Certifique-se de que todas as luzes estão a funcionar corretamente e observe o estado do pneus, altura do piso e eventuais danos exteriores. Observe o estado das escovas limpa vidros e se o para brisas se encontra limpo.
3 - Abra o capô e verifique os níveis de óleo do motor (se aplicável) e ateste o nível da água do limpa para brisas. Veja se o espaço do motor não apresenta danos evidentes, sujidade ou marcas de óleo queimado.
Se notar algo anormal, passe por uma oficina.
4 - Feche o capô e prossiga para a traseira do carro pela direita do veículo. Observe as escovas do limpa para brisas, o estado do retrovisor exterior direito e a roda e pneu da frente direita. Aproveite para abrir a porta traseira do carro e verificar se existem objetos ou bagagens soltas no banco traseiro. Note que alguns sistemas de retenção infantil ficam soltos quando não trazem o passageiro. Nesse caso utilize o cinto do carro para prender a cadeirinha da criança.
Avance para a traseira do carro e verifique ainda o estado da roda traseira direita.
5 - Abra a bagageira, verifique a condição do triângulo e se este está acessível. Verifique o estado do pneu suplente (se o tiver) e o equipamento de mudança de roda ou de reparação de furos se existir. Evite objetos soltos e pesados na bagageira, que possam ser projetados através da chapeleira em caso de acidente. Feche a bagageira e se o seu carro possuir limpa escova limpa vidros traseiro verifique o estado da borracha.
Prossiga para o posto de condução sem esquecer de verificar a roda traseira esquerda.
6 - Entre de novo no carro e ligue o motor. Certifique-se de que o motor pega bem e que todos os testemunhos do painel se apagam. Avalie se tem combustível ou energia para a viagem. Regule os retrovisores e teste a buzina e a marcha atrás.
NÃO ESQUEÇA: A antecipação desta inspeção dará tempo para corrigir ou reparar eventuais problemas, falhas ou avarias detetadas.